O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Demae) de Caldas Novas informa que foi licitada nesta segunda-feira, 9, a obra de conclusão da duplicação da adutora de água bruta. Após assinado o contrato, a obra orçada em R$ 3 milhões, provenientes do maior programa de investimentos, lançado pelo governo Kleber Marra, no valor total de R$ 100 milhões.

De acordo com o diretor-presidente do Demae, Rafael Marra, Caldas Novas vai virar um canteiro de obras. “Demos início hoje ao maior pacote de obras da história do Demae, que vai mudar a realidade em saneamento básico de nossa cidade. Uma área abandonada há anos pelas autoridades, mas que agora, com o olhar sensível e aguçado do prefeito Kleber Marra está se desenvolvendo”, disse.

Com a duplicação da adutora, que tem previsão de término até julho de 2023, vai aumentar a capacidade em mais 70 litros por segundo. Atualmente, a vazão é de 300 litros por segundo, o que não é suficiente para atender a demanda de consumo da cidade. “E não é só isso, após a duplicação da captação e da Estação de Tratamento de Água (ETA), vamos aumentar nossa capacidade para o total de 600 litros por segundo de água tratada”, destacou Rafael Marra.

Na obra da duplicação da adutora, que está paralisada há mais de 10 anos, foram feitas 80% das instalações da tubulação. “Agora vamos fazer as tubulações aéreas, ou seja as travessias de rios, córregos e grotas, a instalação das caixas de manobras e a interligação com a casa de bomba, que fica na Captação”, explicou o diretor-presidente.