Enquanto vários municípios brasileiros seguem tentando driblar os efeitos da seca extrema e da estiagem, que estão cada vez mais severos em todo país, Caldas Novas celebra o fim da crise hídrica na cidade e vive uma verdadeira transformação no saneamento básico do Município.

A obra de duplicação da Estação de Tratamento de Água (ETA) é exemplo disso. O cenário atual é resultante do maior montante de recursos individuais já investidos pela administração municipal no setor, desde a instalação do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DEMAE), há mais de 30 anos.

Como resultado desses investimentos, o DEMAE dobrou sua capacidade de captação e de tratamento da água oferecida à população, tornando Caldas Novas, a cidade que mais avançou nos últimos anos em melhoria da qualidade de vida das pessoas, em todo o Estado de Goiás.

Os recursos aplicados asseguraram, não só o fornecimento regular de água potável, mas também movimentaram a economia local, estimularam a geração de empregos, ampliaram a valorização dos bairros e a preservação do meio ambiente. Para os usuários, os investimentos representaram tranquilidade: menos riscos de desabastecimento em períodos de estiagem e mais confiança na qualidade da água que chega às residências. E o trabalho não para por ai!

Em um pacote de novos investimentos do órgão municipal, estão incluídas a construção de mais reservatórios, que vão aumentar ainda mais a oferta de água tratada em várias regiões da cidade, além de tudo o que já foi feito, como por exemplo, o fornecimento de água tratada em setores onde a distribuição ainda era realizada por meio de caminhões-pipas.

“Nosso principal foco é continuar levando saúde e dignidade para a população, principalmente por meio do saneamento básico. Traçamos metas para universalizar o acesso à água potável, e atualmente essa é a realidade vivenciada pela nossa gente. Tudo isso é resultado do trabalho feito com seriedade, sem desperdício de recursos e com respeito ao cidadão. Caldas Novas sempre teve um problema histórico de distribuição de água tratada. Diversos prefeitos passaram e não conseguiram resolver, e a nossa gestão encerrou de uma vez por todas esse problema”, afirmou o prefeito Kleber Marra.