O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, nas áreas de vulnerabilidade e risco social. É a principal porta de entrada para os serviços do SUAS, possibilitando o acesso a um grande número de famílias à de proteção social de assistência social.
O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e ricos sociais nos territórios, por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
É função do CRAS junto com sua equipe articular a rede socioassistencial de proteção social básica referenciada ao CRAS, promover a articulação intersetorial e a busca ativa, todas realizadas no território de abrangência do CRAS.
Formas de prestação do serviço: Visitas domiciliares (semanalmente através da equipe volante), atendimento por chamadas telefônicas, acolhimento e esculta presencial.
As equipes fazem busca ativa: através de visitas domiciliares (sendo que as visitas domiciliares são feitas semanalmente) e contato telefônico todos os dias das famílias acompanhadas pelas duas equipes.
No momento do acolhimento que pode acontecer por demanda espontânea e agendamento, podendo ser família acompanhada ou não. A partir da escuta que é identificado a necessidade de encaminhamentos para a rede.
O prazo é em torno de 6 meses, no entanto é feito avaliação do acompanhamento e a família continua inserida no PAIF até conseguir sair da situação de vulnerabilidade social.