Unidades de Saúde de Caldas Novas realizam acompanhamento pré-natal

Categoria: Notícia, Saúde

Gestantes são orientadas quanto a exames de rotina, assistem palestras e recebem o apoio do parceiro

WhatsApp Image 2017-03-31 at 09.52.20

Esta semana os ESF do Itaicí II, Jequitimar, Nova Vila e Itaguaí III realizaram o pré-natal de gestantes do município. Essa prática é regular nas unidades de Saúde de Caldas Novas e é essencial para as futuras mamães. Os cuidados com o bebê devem começar logo após a descoberta da gravidez, pois esse acompanhamento permite identificar e reduzir muitos problemas de saúde que podem acometer a saúde da mãe e da criança.

De acordo com a diretora da Atenção Básica, Lívia Serpa Afonso, as unidades de Saúde de Caldas Novas realizam pré-natal de baixo risco e têm como rotina a solicitação do teste da mamãe, 1ª e 2ª fase, onde são realizadas triagens de vários tipos de doenças que podem ser passar de mãe para filho e que se detectadas precocemente poderão ser tratadas sem prejudicar o bebê.

Também são solicitados exames laboratoriais como hemograma, tipagem sanguínea, EAS (urina), hormônios em geral e triglicérides, bem como a ultrassonografia transvaginal no 1º trimestre para ver a formação e inserção embrionária.

Além disso, explica Flavianny Kasbaum, enfermeira da rede pública municipal, desde novembro do ano passado, as UBS e ESFs realizam o chamado pré-natal do papai: o companheiro da mulher também realiza os exames, como o teste rápido de HIV, sífilis e Hepatite B e C, que podem ser adquiridas durante a gestação e transmitidas ao bebê, assim como exames laboratoriais (hemograma, EAS, tipagem sanguínea e outros).

WhatsApp Image 2017-03-31 at 09.54.01

O papai também é convidado a participar das palestras, consultas e orientações passadas para as gestantes. Muitos pais já aderiram à prática, incentivada pelo Ministério da Saúde, que afirma que o acompanhamento do parceiro faz com que a gestação transcorra mais tranquilamente.

Fonte: Secretaria de Saúde de Caldas Novas