Sexta-feira histórica para 768 famílias de Caldas Novas

O Residencial Itanhangá II é fruto da parceria Agehab e Caixa, e a entrega contará com presenças do governador Marconi Perillo, vice-governador José Eliton e ministro das Cidades, Alexandre Baldy

“É muito difícil viver de aluguel com tantas crianças”. A afirmação é do servente de obras Maxlânio Dutra, de 43 anos, pai de seis filhos. As dificuldades do dia a dia não tiraram dele a esperança de conseguir moradia própria para a família. A cada etapa do Residencial Itanhangá II, o sonho parecia mais próximo. Inscrição, sorteio, documentação, assinatura dos contratos, que será realizada na quinta-feira (22), e finalmente nesta semana, a entrega dos apartamentos. 768 famílias, como a de Maxlânio, vão receber as chaves nesta sexta-feira (23), às 14 horas, no próprio Itanhangá II. Participam da solenidade o governador Marconi Perillo, o vice-governador José Eliton, o ministro Alexandre Baldy (Cidades), o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Cleomar Dutra, e autoridades.

Maxlânio explica que esperava há muito tempo pela oportunidade de receber uma moradia. “Foi uma surpresa muito boa. O processo foi realmente justo e beneficiou gente que precisa”, comemora o servente que foi acompanhado dos filhos no sorteio dos endereços realizado no último dia nove, no Ginásio de Esporte Agostinho Gonzaga de Menezes. Ele deixou o evento com o endereço de seu apartamento nas mãos e a expectativa agora é com a entrega de sua moradia. O presidente da Agehab, Cleomar Dutra, destaca que o papel da Agência é levar dignidade para as pessoas, e assim como no caso de Maxlânio, realizar sonhos e ajudar as famílias, democratizando ainda mais o acesso às políticas públicas.

O presidente reafirma a missão da Agehab de trabalhar pelo fortalecimento das parcerias com o governo federal e os municípios para fechar até o final do ano a contratação de 30 mil moradias. Segundo ele, o desafio é grande, mas o momento é muito propício para avançar com a política de combate ao déficit habitacional. “O ministro Baldy já anunciou a meta de contratação para este ano de 650 mil moradias do Minha Casa Minha Vida. Estamos com mais de 20 mil unidades em processo de contratação com o programa Goiás na Frente, algumas parcerias diretamente com as prefeituras. A vinda do ministro para essas inaugurações é uma oportunidade para fortalecer essa política de parceria, com foco em resultados. O aporte de recursos do Estado acelerou o ritmo dos canteiros de obras em todo o Estado. Trabalhamos para proporcionar a dignidade da casa própria para milhares de famílias”, frisa Cleomar Dutra.

O Itanhangá II é o maior empreendimento de interesse social de Caldas Novas e um dos maiores do Estado. Sua construção demonstra o empenho do governador Marconi Perillo em combater o déficit habitacional no Sul Goiano. O Residencial é fruto de parceria do Governo de Goiás, por meio da Agehab, com o governo federal e o município. A construção foi viabilizada com recursos do Cheque Mais Moradia e do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). O empreendimento conta com 768 apartamentos distribuídos em 64 blocos de três pavimentos, com apartamentos de 43 m2. O investimento total é de R$ 55 milhões, sendo R$ 11,5 milhões do Governo de Goiás, por meio do Cheque Mais Moradia, e R$ 43,5 milhões do governo federal.