Senador prepara emenda do Orçamento que possibilita a construção do Centro de Zoonoses em Caldas Novas

Categoria: Notícia, Saúde
O senador Wilder Morais (PP) anunciou a destinação de recursos do Orçamento Federal para a construção de um centro de zoonoses na cidade de Caldas Novas. A proposta aconteceu em visita ao prefeito do Evandro Magal (PP) no gabinete do senador, em Brasília.
De acordo com o senador, os recursos serão utilizados para a construção de um canil e um Departamento de Veterinária. O objetivo é a entidade trabalhar em conjunto com as Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção aos animais em Caldas Novas.
“Sempre vou dedicar nas minhas emendas parlamentares cota para Caldas Novas, para colaborar com ações de saúde, educação e infraestrutura. A população do município pode sempre contar com o nosso apoio irrestrito”, afirmou o senador, durante o encontro.
Para que a verba seja disponibilizada é preciso respeitar os trâmites legislativos. A previsão inicial do parlamentar é que o recurso seja liberado até o fim deste ano.
Centro de Zoonoses
Centro de Zoonoses
A criação do Centro de Zoonoses é regida pela Portaria Número 1.138, do Ministério da Saúde, que visa garantir o bem estar de animais e da população.
O objetivo da criação do departamento é agir no controle das zoonoses (doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos) e na prevenção de epidemias.
Os centros de zoonoses e veterinária também oferecem esclarecimentos e ajudam na educação do público em geral para o controle da população de animais domésticos e sinantrópicos (como morcegos, pombos, ratos, abelhas e mosquitos, entre outros transmissores de zoonoses).
A meta principal é impedir a propagação doenças como raiva, leptospirose, toxoplasmose, histoplasmose, leishmaniose e até a dengue – os centros de controle contam, também, com animais para adoção, como cães e gatos.

Deixe uma resposta