Semana de coleta de materiais inutilizados começa no próximo dia 16

Ação faz parte da campanha de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue

semana-d-2

A Prefeitura de Caldas Novas, em parceria com o Governo do estado, informa que a partir do próximo domingo começa a Semana D, de coleta de pneus e materiais inservíveis. O projeto acontece entre os dias 16 e 22 de outubro de 2016 e faz parte da Operação Goiás Contra o Aedes, que visa a prevenção contra os criadouros do mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

Segundo o Diretor do Departamento de Endemias, José Manoel Alves, a ação conta com a parceria de 42 Borracharias do município, que servirão de ponto de coleta desses materiais. “Nós pedimos que a população se conscientize da importância de não acumular objetos que não tem mais serventia em casa. Tudo aquilo que não estiver sendo aproveitado como garrafas, pneus, vasilhas, tambor e outros devem ser deixados na borracharia mais próxima de sua casa, que ao longo da semana estaremos recolhendo.” Disse o Diretor.

De acordo com a Prefeitura, a perspectiva é coletar de 20 a 30 toneladas, ao longo da semana. Todo material será levado para o Eco ponto do setor Serrinha onde poderão ser reciclados e depois usados na fabricação de outros materiais como solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos, tapetes para automóveis, manta asfáltica e muitos outros.

Sobre a dengue, o Departamento de Endemias ressalta a importância dessa ação, apesar de o número de casos de em Caldas Novas estar abaixo do que o Ministério da Saúde analisa como preocupante. “Atualmente, o número de casos em nossa cidade está abaixo de 1%, que o Governo Federal indica como alarmante. E a prevenção é a única arma contra a doença. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água. Quem tiver alguma dúvida ou sugestão ligue para o nosso número, 3454-1635.”