Secretário Municipal de Saúde discute políticas públicas e representa Caldas Novas no Conasems

Categoria: Notícia, Saúde

Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde acontece até o dia 15 de julho, em Brasília

O tema “Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS”, será amplamente discutido durante a programação do 33º Congresso Conasems – Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que começa hoje e vai até o dia 15 de julho, em Brasília. Serão 9 seminários, 3 oficinas, além de uma mesa principal, um curso e a mostra “Brasil, aqui tem SUS”.

Para o secretário de Saúde de Caldas Novas, José Ricardo Mendonça, fazer parte de um evento como este é “passar de mero executor a formulador de políticas públicas, tendo a oportunidade de apresentar as demandas próprias e específicas do município”, explica.

WhatsApp Image 2017-07-12 at 15.19.17

Programação

A principal mesa vai discutir o Caixa Único e todas as mudanças que a unificação dos blocos de financiamento vão trazer para o SUS. Serão convidados representantes do Ministério da Saúde, Ministério do Planejamento e Tribunais de Contas para o debate que ocupará toda a manhã do dia 14.

Durante a tarde, o Congresso conta com uma série de atividades simultâneas. Temas como Judicialização da Saúde, Informação em Saúde, Modelos de assistência farmacêutica, Gestão do trabalho e Educação na Saúde, Gestão de custos e Fundos de Saúde, Economia da saúde, Atenção Básica e combate ao Aedes serão discutidos nos seminários.

Além disso, a programação traz a Primeira Oficina Nacional dos Gestores Municipais de Saúde para Estratégia de Atuação no Legislativo, uma palestra sobre Regionalização e Planejamento ascendente para unificação dos blocos e outra de apoio ao fortalecimento dos COSEMS. Haverá também várias oficinas que pretendem capacitar os congressistas com o curso ‘Gestão Municipal da Saúde e o Setor privado sem fins lucrativos.

O encerramento será no sábado, 15, pela manhã. A plenária final, leitura da Carta e premiação da Mostra compõe a programação do último dia do Congresso.

WhatsApp Image 2017-07-12 at 09.51.04

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Caldas Novas