Secretário de Saúde de Caldas Novas participa de Curso de Qualificação para Gestores Municipais de Saúde no Estado

Categoria: Notícia, Saúde

Começou, na última quinta-feira (29), o Curso de Qualificação para Gestores Municipais de Saúde do Estado de Goiás. A abertura foi realizada simultaneamente em Goiânia e em outras cinco regiões do Estado. O objetivo do curso é oferecer conhecimento sobre os direitos legais da administração no âmbito do Sistema Único de Saúde, além de desenvolver habilidades e competências. A capacitação contou com a presença de José Ricardo Mendonça, Secretário Municipal de Saúde em Caldas Novas.

José Ricardo falou da relevância dessa formação e as consequências desses encontros, que serão permanentes. “essas qualificações são notáveis. Nós, gestores, precisamos ter pleno conhecimento do complexo sistema de saúde. É preciso reconhecer que essa pasta passa por um processo de regionalização. E saio daqui satisfeito em saber que serão criados ainda coordenações e sub-coordenações de educação permanente em saúde, nas 18 regionais de saúde de Goiás, o que irá garantir a qualificação dos trabalhadores do sistema público”, disse o Secretário.

Presente ao debate, o secretário de estado da saúde, Leonardo Vilela, ponderou que o conhecimento sobre a legislação é fundamental para o melhor aproveitamento dos recursos destinados à saúde. “O sistema passa por sérias dificuldades financeiras com a queda dos repasses de 72% para cerca de 40% das verbas da União. Por isso, é preciso conhecer as formas de captar recursos e prestar contas para evitar possíveis outros cortes”, declarou.

No total, 119 gestores confirmaram participação no curso. Os encontros irão ocorrer até o fim de agosto. Serão debatidos assuntos consideráveis para o desempenho das atividades. No primeiro encontro foi apresentado o seguinte tema: “Políticas públicas de saúde”. Na sequência os assuntos propostos são: Atenção à Saúde e Vigilância; Gestão e Planejamento em Saúde; Financiamento no SUS; e Prestação de Contas do Fundo Municipal de Saúde ao Tribunal de Contas dos Municípios.

Fonte: Secretaria de Saúde de Caldas Novas