Secretaria orienta população para importância do Cartão SUS na Rede de Saúde

Documento armazena informações sobre o paciente e os atendimentos que recebeu

cartao-sus-2

A Prefeitura de Caldas Novas, por meio da Secretaria e Saúde, alerta a comunidade da necessidade de apresentação do Cartão SUS durante os atendimentos nas Unidades Públicas de Saúde.

A Secretária da Saúde, Kélia Rosa, explica que a apresentação do cartão já é obrigatória e para aqueles que não possuem, como deve proceder para conseguir. “Caso algum cidadão caldas novense não tenha o cartão SUS, deve procurar a sede da Secretaria de Saúde munido do CPF para realizar o cadastro, que é simples e rápido”, explica.

A obrigatoriedade da apresentação do cartão passou a valer em 2013 pelo Ministério da Saúde, que institui a obrigatoriedade do Cartão Nacional de Saúde para pacientes que procuram o atendimento médico na rede pública ou particular, abrangendo tanto os que tem plano de saúde como os que não possuem. Com o cartão, todos os dados de procedimentos clínicos do paciente são registrados, daí a importância de possuir o cadastro para ter acesso aos atendimentos públicos.

ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO

A Prefeitura do município também informa que a partir do dia 13 de outubro a Secretaria de Saúde realizará campanha de atualização de cadastro do Cartão SUS. “Quem ainda não atualizou deve procurar a sede da Secretaria de Saúde.” Segundo dados da própria Secretaria, cerca de 80% da população de Caldas Novas já tem seu cadastro atualizado.