Secretaria de Saúde realiza avaliação dos programas da Atenção Básica

Categoria: Notícia, Saúde

A meta é elevar padrão de qualidade por meio do acompanhamento e avaliação das equipes
O secretário municipal de Saúde, José Ricardo Mendonça e sua equipe de gestores estão realizando a autoavaliação da qualidade dos serviços da Atenção Básica através do aplicativo “AMAQ”.

O AMAQ – Autoavaliação para a Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – é um programa que tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde.

Para o secretário da pasta, “respondendo esse questionário, a nossa meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde”, explica.

A autoavaliação é o ponto de partida para as ações de melhoria e qualidade dos serviços, devendo ser entendido como um processo necessário e contínuo nas ações de monitoramento e acompanhamento pelos gestores, profissionais e equipes.

O próximo passo é o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica – PMAQ, que estará realizando avaliações nas Unidades Básicas de Saúde no mês de outubro, através da visita de avaliadores externos, enviados pelo Ministério da Saúde.

A avaliação tem o objetivo de melhorar cada vez mais o padrão de qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para isso, os profissionais que fazem parte da equipe de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de saúde), que cuidam da saúde dos brasileiros, são acompanhados e avaliados.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Caldas Novas