Secretaria de Saúde promove reunião interna para avaliar demandas da saúde

Categoria: Notícia, Saúde

Na última sexta-feira, 5, a Secretaria de Saúde realizou uma reunião com todos os Diretores da pasta, tanto das unidades de saúde, como das áreas administrativas. No encontro foi feita uma avaliação geral dos procedimentos de cada unidade. A meta é, através desse acompanhamento, realizar uma análise otimizada do sistema, resultando numa maior qualidade no atendimento à população.

WhatsApp Image 2017-05-08 at 16.00.45

Entre outras questões, na ocasião foi apresentado um diagnóstico da Atenção Básica, que consiste nos postos de saúde ESF e UBS, conhecidos como a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde, ou seja, o atendimento inicial, que tem o objetivo de orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

Na avaliação dos gestores, a atenção Básica de Caldas Novas tem maior fluxo de atendimentos nos ESF dos setores Santa Efigênia, Parque Real e Jequitimar. Já a UBS do Portal das Águas Quentes representa a menor demanda. “Queremos equilibrar esse fluxo reavaliando a demanda e adequando as equipes para otimizar o atendimento”, avaliou José Ricardo.

O secretário acredita que uma reformulação na Atenção Básica poderá ser sentida daqui a um ano nas ações de urgência e emergência, que devem diminuir. “Com um pré-natal adequado, por exemplo, é possível diminuir a mortalidade infantil e a necessidade de tratamento intensivo aos bebês recém-nascidos”, finaliza.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Caldas Novas

Deixe uma resposta