Secretaria de Saúde lança programa “Agosto Dourado” para incentivar o aleitamento materno

Categoria: Notícia, Saúde

Unidades de saúde realizarão palestras para tratar dos benefícios da amamentação

Agosto Dourado (5)

O leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês até o sexto mês de vida, garantindo uma série de benefícios essenciais para a vida do recém-nascido. No Brasil, 41% das mães amamentam pelo menos até os seis meses. Apesar do baixo número, o país é uma referencia mundial, ficando à frente de países como os Estados Unidos e o Reino Unido.

Os dados são do Ministério da Saúde, que junto com o Unicef, realiza a Semana Mundial da Amamentação, de primeiro a sete de agosto, para conscientizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno.
Por conta disso, o mês ficou conhecido como Agosto Dourado e é resultado de uma lei sancionada este ano. Em Caldas Novas, a rede pública de saúde, através da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, organizou a realização de palestras de conscientização da necessidade de aleitamento materno.

De acordo com Maíra Oliveira, nutricionista do NASF (Núcleo de Atenção da Saúde da Família), “todas as unidades de saúde serão visitadas por profissionais da saúde no mês de agosto para alertar a importância para a mãe e os benefícios para os filhos do aleitamento”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno deverá ser mantido em exclusivo até aos seis meses de idade, quando possível, seguido de amamentação complementar até aos dois anos. O leite materno contribui para a formação do sistema imunológico da criança e tem um efeito protetor em longo prazo contra a obesidade, algumas formas de alergia, linfoma, diabetes, doenças cardiovasculares e do aparelho digestivo.

Agosto Dourado (2)

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Caldas Novas

Deixe uma resposta