Secretaria de Saúde de Caldas Novas realiza Mapeamento Familiar nos setores Portal e Universitário

Categoria: Notícia, Saúde

A intenção é cadastrar as famílias para ampliar os atendimentos e melhorar a qualidade do serviço prestado

15003239_10211495675977216_1229093263919843716_o

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Básica e o Departamento de Endemias, realizam na última quinta (10) e sexta-feira (11), o Mapeamento Familiar dos moradores dos setores Universitário e Portal das Águas Quentes. A contagem de domicílios e número de habitantes será feita pelos Agentes de Endemias e de Saúde. De acordo com informações apuradas, a previsão é que mais de mil residências sejam visitadas.

Segundo a Coordenadora do Núcleo de Planejamento da Secretaria de Saúde, Emmanuela Coelho, essa ação faz parte do programa Estratégia Saúde da Família. “O Mapeamento é muito importante, pois é onde estão as ações de prevenção, promoção e educação em saúde. Os Agentes, através das visitas domiciliares, fazem o cadastramento das famílias, identificam a situação de saneamento e moradia e fazem o acompanhamento mensal da situação de saúde. Com base nessas informações, a Coordenação de Atenção Básica faz mensalmente a consolidação de seus dados, para melhor atendê-los. Essa forma de atuação traz mais benefícios para a população, já que com os recursos federais, é possível aumentar a cobertura e melhorar o atendimento”, esclareceu Emmanuela Coelho Peixoto.

Morador do setor Universitário, José Martins, se disse contente com a ação. “Para nós foi uma surpresa boa, a saúde é sempre uma preocupação. E saber que estão vindo para nos conhecer, deixa a gente muito feliz”, disse seu José.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Estratégia Saúde da Família, ou ESF, é um dos programas mais completos de prevenção. As unidades são compostas por equipes multiprofissional que possui, no mínimo, médico especialista em saúde da família, enfermeiro geral, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. O programa conta com recursos específicos destinados a ampliar e melhorar a qualidade do serviço prestado à comunidade.

Deixe uma resposta