Secretária de Saúde de Caldas Novas participa de Simpósio em Goiânia

Categoria: Notícia, Saúde
Objetivo principal é preparar gestores para uma boa administração da rede pública
Nesta sexta-feira (27) a Secretária da Saúde, Kélia Rosa, participou do Simpósio de Atualização para Secretários de Saúde. Cerca de 246 secretários municipais de Saúde de Goiás estiveram reunidos em Goiânia. O evento foi realizado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado, e aconteceu na própria sede do Cremego.
O objetivo dessa capacitação para os gestores é transmitir orientações técnicas para que os municípios realizem uma gestão eficiente, responsável com os recursos públicos e preocupada com o coletivo. Os secretários receberam detalhes sobre o funcionamento da rede, foram capacitados quanto ao papel da Vigilância Sanitária e puderam compreender mais a fundo o trabalho do Ministério Público nas questões de saúde.
Para o vice-presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, o Simpósio é uma oportunidade única de aprendizado tanto para os secretários experientes, quanto para os novos. “O curso é um pedido dos próprios médicos que desejam que os representantes das secretarias de saúde estejam sempre sendo capacitados para gerir essa pasta tão complexa”, explica.
Kélia Rosa fala da importância desse evento. “Eu vejo esse evento como uma oportunidade única para reciclar e aprimorar o conhecimento. Porém, também é uma situação que nos ajuda a trocar experiências, entre os outros gestores, que aqui estão.” Disse a Secretária, que também esteve acompanhada pelo Diretor do Departamento Jurídico da Secretaria de Saúde de Caldas, Gesner Souto de Souza.
Palestras
Uma das principais palestras do 1º Simpósio de Atualização para Secretários de Saúde é sobre a Elaboração de Projetos, Financiamento, Pactuação, Convênios e Cooperação entre entes Públicos, ministrada por Alessandro Magalhães, atual diretor de planejamento da secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia. A aula detalhou os aspectos burocráticos que, quando não observados adequadamente, podem atrasar processos e colocar em risco a saúde do paciente.
A atualização promovida pelo Cremego faz parte de um conjunto de outros eventos que serão realizados ao longo do ano com a finalidade de auxiliar as prefeituras na gestão da saúde pública.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (Secom)