Secretaria de Saúde de Caldas Novas anuncia parceria para manter atendimento do Hospital do Rim na cidade

Categoria: Notícia, Saúde

Equipe se reuniu na manhã desta quinta-feira, 29 de dezembro, com o prefeito Evandro Magal e direção da unidade para definir a contrapartida do município

sede-do-hospital-do-rim-de-caldas-novas-tratamento-sera-continuado-na-cidade-em-2017

O prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal (PP), em conjunto com o Diretor Administrativo do Hospital do Rim, Antônio Barros, a Secretária de Saúde Kelia Rosa, a equipe Técnica, Administrativa, Financeira e Jurídica da Prefeitura, e representante do Conselho Municipal de Saúde, se reuniram esta manhã, 29 de dezembro, na Prefeitura de Caldas Novas, para apresentar solução financeira para que o Hospital do Rim de Caldas Novas seja mantido em funcionamento no município.

Apesar dos altos custos em relação ao serviço de Hemodiálise, ficou definida na reunião uma parceria entre a Prefeitura e o hospital, para que ao atendimento aos pacientes seja continuado em 2017, evitando que haja translado à municípios como Catalão e Goiânia.

Valores

Após aprovação do Conselho Municipal de Saúde de Caldas Novas e da Secretaria de Saúde, a contrapartida a cargo da Prefeitura será de R$45 mil reais por mês. Ficou estabelecido em acordo que R$27 mil serão provenientes de repasses municipais e os outros R$18 mil serão advindos de alugueis de imóveis que a Secretaria de Saúde deixará de locar. O objetivo é transferir para o prédio, no setor Caldas do Oeste, toda a parte administrativa da Secretaria de Saúde.

Após a mudança, áreas como contabilidade, administrativo, controle fiscal e arquivo serão alocadas para partes ociosas do Hospital do Rim.

Para a secretária de saúde, Kélia Rosa, o objetivo foi manter que os pacientes renais crônicos de Caldas Novas mantivessem o tratamento na cidade, sem a necessidade de viajaram durante três vezes por semana. “Nós estávamos muito preocupados, sabemos que o tratamento é difícil e doloroso, e é uma questão humana conseguir manter o tratamento destes pacientes dentro do município. Poucas cidades do Brasil recebem hoje essa complementação, e em meio à crise que assola o país, nós conseguimos manter o serviço. É uma grande conquista do nosso prefeito. E atuando dentro da mesma sede, vamos poder acompanhar de perto o atendimento diário prestado aos pacientes.” esclareceu a Secretária de Saúde Kélia Rosa.

A transferência para o prédio e a manutenção dos serviços se dará a partir de janeiro de 2017. O prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal (PP) agradeceu ao empenho comum da Secretaria de Saúde, da direção da unidade, e do Conselho Municipal de Saúde, e aos deputados federais Euler Cruvinel (PSD) e Rubens Otoni (PT), representantes no Congresso Nacional que destinaram emendas para a consolidação do Hospital do Rim de Caldas Novas.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (Secom)