Secretaria de Saúde amplia plantonistas e cria campanhas para evitar proliferação de conjuntivite

Categoria: Comunicados e Avisos, Notícia, Saúde

Devido ao aumento de 30% nos casos de conjuntivite em Caldas Novas, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou as ações para evitar a proliferação da doença. Para tratar os pacientes atingidos e evitar que os casos se propaguem, as unidades de saúde ampliaram o efetivo de médicos plantonistas. É o que confirma a diretora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caldas Novas. “Realmente, nos últimos dias, estamos recebendo um grande número de casos, porém com o aumento do nosso efetivo, vamos conseguir tratar essa doença que não é grave, mas tem grande proliferação no verão”, informa Kell Oliveira, diretora da UPA.

A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica segue se esforçando identificar a agir no controle da doença. Em conjunto com a Secretaria de Saúde, uma campanha para o uso do álcool em gel e assepsia (conjunto de procedimentos que visam impedir a introdução de germes) nas mãos, está sendo feita na cidade. Hotéis, comércios e repartições públicas estão recebendo orientações sobre a importância da higienização.

“Não deixa de ser um surto, mas já estamos mapeando para saber de onde está vindo e para identificar os tipos de vírus e bactérias, até para criar políticas públicas para evitar situações como essa. Conversamos também com hotéis e comerciantes para que tenham nas suas recepções algum álcool gel ou algum tipo de assepsia mais intensificada para a gente diminuir o impacto dessa doença”, disse o coordenador da vigilância epidemiológica, José Custódio Pereira Neto.

Vale lembrar que a Conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. Geralmente compromete os dois olhos, não necessariamente ao mesmo tempo, sendo o contagio feito pelo contato direto com a pessoa doente ou objetos contaminados.

Para prevenir-se, o Ministério da Saúde indica que se lave bem as mãos, com frequência, e não coloque-as nos olhos. Use óculos de mergulho para nadar. Evite compartilhar toalhas de rosto, ou usar maquiagem de outras pessoas e nem empreste as suas. Não use medicamentos (pomadas, colírios) sem prescrição médica.

A Secretaria de Saúde de Caldas Novas reforça que o trabalho de prevenção e tratamento vem sendo priorizado na cidade. Todas as unidades de saúde estão prontas para atender a população e os turistas. Em caso de suspeita, procure o centro médico mais próximo para a realização do exame. O tratamento, na maioria dos casos, não requer internação.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Caldas Novas