Secretaria de Educação realiza evento sobre projeto de leitura

Categoria: Educação, Lazer, Meio Ambiente, Notícia
Alunos vão para as praças apresentarem trabalhos de leitura extraídos de obras consagradas
Projeto Caldas Novas cidade leitora - Foto Aldenir Chagas (2)

A SEMEL (Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer) lançou nessa segunda-feira, 25 de setembro, na praça do prédio da própria secretaria, a execução pública do projeto ‘Caldas Novas, Cidade Leitora’ que é desenvolvido nas unidades escolares desde o início do ano letivo de 2017.
O evento organizado pela equipe pedagógica da rede municipal trouxe apresentações dos alunos de algumas escolas do município, que recitaram poemas, contaram historinhas clássicas da literatura e também apresentaram teatro a partir de obras consagradas.
Para Kelma Pereira de Lima, que integra o núcleo pedagógico da secretaria, o projeto tem o propósito estimular o exercício da leitura e através dela, possibilitar o horizonte pessoal dos alunos.
Projeto Caldas Novas cidade leitora - Foto Aldenir Chagas (8)
“O projeto está dividido em 3 etapas, às quais, a primeira foi realizada dentro das salas de aula, com preparação e ações referentes ao ato de ler, e nesta segunda, vamos levar os alunos às praças da cidade, com intenção de proporcionar a paixão pela leitura em outras pessoas e também realizar um concurso de redação com o tema da importância da leitura. Na última etapa, vamos expor esses trabalhos nas escolas. Nosso objetivo é que este projeto possa propiciar aos alunos o amor ao livro, o que de certa forma, a leitura vai ser um instrumento para que eles possam alcançar competências que asseguram o exercício da cidadania e um crescimento pessoal”, explicou Kelma
O projeto ‘Caldas Novas, Cidade Leitora’ é uma idealização da coordenação da rede municipal e vai ser executado até o final do ano pelas unidades de ensino. A partir desta semana, as escolas levarão os alunos às praças da cidade que ficam próximas às escolas. Lá eles participar de exposições artísticas, declamação poemas e interpretação de obras clássicas da literatura mundial.
Projeto Caldas Novas cidade leitora - Foto Aldenir Chagas (48)
A Secretária de Educação, Eliane Teixeira, falou sobre a relevância de levar o projeto de leitura além dos muros da escola.
“Uma forma de colocar o aprendizado em prática é levar os alunos para uma experiência objetiva da leitura que é oferecer meios para que eles digam em público o que leram e o que aprenderam. Além disso, teremos um incentivo tanto para o aluno quanto ao público em relação ao interesse pela leitura” disse a secretária.
Projeto Caldas Novas cidade leitora - Foto Aldenir Chagas (30)
Fonte: Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Caldas Novas