Evento vai expor a história e o contexto social de cada unidade escolar através de livro e imagens

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer anunciou na última segunda-feira, 09 de abril, a VI Feira Literária. O evento está sendo programado para ser realizado no próximo mês, 30 de maio. Este ano tema da feira será a história das próprias unidades escolares.

Em reunião realizada no auditório da SEMEL com as diretoras das escolas, a Superintendente de Ensino da rede municipal, Eliane Aparecida, apresentou a proposta sobre a importância de um trabalho de pesquisa sobre todo contexto histórico-social das unidades escolares.

Segundo Eliane, a ideia é resgatar a identidade da escola, com relatos sobre quem foi a pessoa que leva o nome da unidade, apresentar como foi fundada a escola, bem como, quem foram os professores que por lá passaram e também relatar sobre alunos que estudaram e hoje são pessoas conhecidas na comunidade ou município de Caldas Novas.

“A ideia é relatar e também contar como foi a fundação das escolas. São histórias que ás vezes são desconhecidas até mesmo dentro da própria unidade. Sabemos que esse trabalho está vinculado também ao contexto social do próprio bairro, pois temos escolas que foram fundadas antes da povoação do bairro, outras vieram depois. Assim, temos um amplo campo de pesquisa que vai apresentar um importante documento a respeito da história do ensino em Caldas Novas”, disse Eliane.

A equipe de coordenação pedagógica da Secretaria, tanto da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental, explicou ás diretoras durante a reunião, sobre a proposta de organizar todo material coletado sobre a história da escola e transforma-lo em livro.

Segundo Kelma Lima, coordenadora do Ensino Fundamental, as unidades vão produzir material de imagens para serem expostas na VI Feira Literária e o material pesquisado vai ser editado em livro e documentário.

De acordo com informações da secretaria o evento será realizado das 8h ás 21h do dia 30 de maio no estacionamento da SEMEL, com a presença das 40 unidades de ensino da rede municipal e entrada gratuita para toda população.