Sábado (23/09) tem Campanha de Vacinação contra a Raiva para cães e gatos em Caldas Novas

Categoria: Notícia, Saúde

Vacina é gratuita e estará disponível em pontos estratégicos, confira a lista dos locais

No próximo sábado, dia 23 de setembro, das 8 às 17 horas, acontece o ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação Contra a Raiva. A população canina e felina em Goiás é de aproximadamente, 1.237.000 animais. O objetivo é imunizar pelo menos 80% dos cães e gatos, segundo o que preconiza o Ministério da Saúde. As doses da vacina para aplicação nos animais da zona rural já foram distribuídas em agosto.

Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos 3 meses de idade. Para a vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas, transportadores, enrolados em mantas ou em sacos de linhagem. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos. As cadelas e gatas prenhas também devem tomar a vacina.

A vacina contra a raiva é gratuita e estará disponível em 12 postos de vacinação instalados nos seguintes locais:

Centro Médico Municipal (antigo Materno)
ESF Itaguaí III
NASF Itaicí
Escola Osmundo Gonzaga (Nova Vila)
Escola Zico Batista (Parque Real)
Escola Orozina Maria Martins (Jardim Serrano)
ESF Santa Efigênia
ESF Jequitimar
Escola Dona Abelina (Vila Mutirão)
Escola Feliciana Ivo Pereira (Paraíso II)
UBS Mansões das Águas Quentes
Escola Municipal Reginaldo Rispoli (Jardim Brasil)

O coordenador no Núcleo de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde de Caldas Novas, José Neto Custódio, faz um alerta a respeito da doença, em animais: “É importante ressaltar que a campanha visa, prioritariamente, prevenir a raiva humana, por intermédio da vacinação antirrábica dos cães e gatos. O controle da doença em cães e gatos é fundamental para a eliminação de casos em humanos, já que os animais estão entre os principais transmissores”, alerta. A última notificação da doença em humanos, transmitida pela variante 2 (canina), ocorreu em 2001, e o último caso de raiva canina, também transmitida pela variante 2 (canina), foi registrado em 2002″, disse o coordenador.

A doença

A raiva humana é uma doença causada por um vírus, extremamente grave, com letalidade próxima a 100% que pode ser transmitida ao homem por meio de mordedura, lambedura ou arranhadura em mucosa ou pele lesionada.
Além de cães, gatos, bovinos, equinos, suínos, macacos e morcegos, os animais silvestres também podem transmitir esta enfermidade.

Os animais domésticos são as principais fontes de transmissão para os seres humanos. Nos animais de companhia, a transmissão está controlada desde 2002. Observa-se o crescimento de acidentes diretos e indiretos envolvendo morcegos.

Os sinais e sintomas nos animais podem incluir alterações de comportamento, depressão ou agressão, dilatação da pupila, fotofobia, falta de coordenação muscular, mordidas no ar, salivação excessiva, dificuldade para engolir devido à paralisia da mandíbula, déficit múltiplo de nervos cranianos, falta de coordenação dos movimentos (ataxia) e perda dos movimentos dos músculos (paresia) dos membros posteriores progredindo para paralisia. Os sinais apresentados e a evolução da doença variam entre as espécies animais.

20.09.2017-campanha-de-vacinação-de-caes-e-gatos

Números da Campanha

Meta de Vacinação (80% de cobertura vacinal)
População Animal no Estado de Goiás