Reunião discute elaboração do projeto do Centro de Controle de Zoonoses de Caldas Novas

A Secretaria de Planejamento preparou uma série de reuniões discutir assuntos referentes à elaboração do Projeto do Centro de Controle de Zoonoses de Caldas Novas. Segundo o IBGE, em 2016, o município possui uma população estimada em 83.220 habitantes, por isso poderá pleitear junto ao Ministério da Saúde um Centro de Controle de Zoonoses, tipo 3 (CCZE) que está dentro da faixa de 50.000 a 100.000 habitantes.

O CCZE terá área construída de 650 a 750 m2 aproximadamente, com infraestrutura para desenvolver atividades de controle de vetores (aedes, flebótomos e outros), reservatórios e hospedeiros (cães, gatos, equinos e outros), animais sinantrópicos (roedores, morcegos e outros) e animais peçonhentos (escorpiões, aranhas e outros).

Na próxima semana a equipe visitará o Centro de zoonoses de Goiânia e Aparecida de Goiânia para conhecer o fluxo de atendimento em Vigilância e controle ambiental, manejo e controle das populações animais, com o intuito de adquirir conhecimentos para finalizar o projeto do município.

Participaram do encontro, os técnicos Dra. Gislene Cotian Alcantara, Rodrigo Monteiro do Planejamento em Saúde, José Manoel Alves Fagundes do Controle de Endemias, Murilo Nóbrega de Souza e Cristiane Cruvinel Silva da Vigilância Sanitária Municipal e a arquiteta da Secretaria de Planejamento Elisângela Gomes de Sousa.

Fonte: Secretaria Municipal de Planejamento Caldas Novas