Representantes da Secretaria da Saúde de Caldas Novas participam de curso de capacitação no Controle a Tuberculose

Categoria: Notícia, Saúde

Evento que acontece em Goiânia, visa capacitar profissionais a diagnosticar precocemente a doença

Está acontecendo em Goiânia, o curso de capacitação para profissionais da saúde, com foco no Controle a Tuberculose. A ação é promovida pelo Ministério da Saúde. O curso de aprimoramento para manejo clínico dos pacientes com tuberculose, vinha sendo requisitado pela equipe da Atenção Básica, e Caldas Novas foi contemplada, devido ao relevante trabalho que vem sendo desenvolvido no município.

O trabalho desenvolvido pelo Ministério da Saúde visa capacitar todos os profissionais, inclusive os agentes comunitários de saúde, para que seja feito a busca dos pacientes com os sintomas. Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é diagnosticar o quanto antes a doença.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável.  Anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.

No Brasil, a tuberculose é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo, segundo dados da Organização Mundia de Saúde (OMS).

Em Caldas Novas, a Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo e capacitando seus profissionais, para o melhor tratamento e controle de doenças. É o que explica a chefe da pasta, Kélia Rosa. “A Saúde requer capacitações constantes. Nosso objetivo é buscar ferramentas cada vez mais eficientes para manter o controle de doenças. Garantindo assim a qualidade de vida de toda a população.” esclareceu a Secretária.

Deixe uma resposta