Projeto Tom e Iza homenageia professores que incentivam o combate à dengue

Categoria: Educação, Notícia

Coordenadores das unidades da rede municipal são multiplicadores de ações ambientais e saúde pública

projeto-tom-iza-homenageia-professores-que-incentivam-o-combate-a-dengue-foto-aldenir-chagas-20

O Projeto de Educação Ambiental “Tom & Iza – Amigos da Natureza”, da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última terça-feira (29), a entrega de certificados aos coordenadores das unidades rede pública de Caldas Novas. As homenagens do projeto aos professores coordenadores das escolas, contou com a participação da Secretária Municipal de Saúde, Kélia Rosa, que apontou a contribuição dos alunos que atum diretamente no combate à dengue.

“Estou extremamente agradecida aos esforços dos diretores professores e principalmente, as crianças que assumem o papel de levar a conscientização aos pais em suas casas, pessoas nas ruas, no trânsito e no trabalho, sobre o combate à dengue e as outras doenças causadas pelo mosquito. As ações do Tom & Iza com certeza teve reflexo nos números de redução de casos de dengue em nosso município. Estávamos no índice da escala 5,1 de vítimas e reduzimos para 0,43 nos últimos meses, é uma conquista que devemos reconhecer”, explicou a secretária.

Durante o evento, a coordenadora do projeto, profª Aldineia Afonso Batista também lembrou da importância dos professores multiplicadores, que levam a mensagem de Tom & Iza para além da sala de aula, e por isso distribui coletes para os coordenadores utilizarem com os alunos durante as abordagens de conscientização.

Para o Secretário Municipal de Educação, Higor Carvalho, o projeto tem alcançado lugar de destaque na educação municipal por atingir alunos da educação infantil e ensino fundamental para uma nova mentalidade sobre meio ambiente e saúde.

“As ações do Tom & Iza, que já se consolidaram em nossa cidade, traz grandes lições de consciência e educação ambiental. O projeto hoje tem total apoio do Ministério Público de Caldas Novas, Prefeitura Municipal e é claro, adesão das escolas com os professores multiplicadores, com os ‘Amigos da Natureza’, que são as crianças que assinam termo de compromisso e vestem literalmente a camisa ao zelar, fiscalizar e acompanhar como o lixo é destinado, uma ação de ética e cidadania em prol da vida”, ressaltou o secretário.