Programa Saúde na Escola é apresentado aos gestores da rede municipal de Educação

Categoria: Educação, Notícia, Saúde

A agenda inclui orientações sobre alimentação, atividades físicas e outros cuidados com o corpo

pse

Os diretores da rede municipal de educação de Caldas Novas participaram na manhã de 21 de junho da apresentação da proposta de implantação do Programa Saúde na Escola – PSE, do Governo Federal, instituído na forma de Decreto nº 6.286 de 05 de dezembro de 2007.

A proposta foi apresenta pelo vereador Rafael Moraes aos diretores das unidades escolares da rede municipal de educação de Caldas Novas. O objetivo do PSE – Programa Saúde na Escola, é contribuir para a formação integral dos estudantes através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, para facilitar o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento dos alunos da Educação Básica, comunidade escolar e alunos de EJA – Educação de Jovens e Adultos.

A agenda do PSE inclui ainda, alimentação saudável e segurança nutricional, práticas corporais de atividade física e lazer, promoção da cultura da paz, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, direito sexual e reprodutivo, além de prevenção de DST/AIDS, entre outras demandas.

De acordo com Higor Carvalho, o Programa Saúde na Escola pretende promover articulações permanentes entre a educação e a saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos estudantes e comunidade.

“Dentro da metodologia das Agendas de Educação e Saúde alguns projetos, já em execução nas escolas da rede municipal, receberão reforço, entre eles o combate ao mosquito Aedes Aegyti, a promoção e avaliação da saúde bucal e aplicação tópica de flúor, verificação do histórico vacinal, saúde auditiva e ocular e ampliação da vacina contra HPV e meningite C”, explicou o secretário.

O lançamento do Programa Saúde na Escola na rede de ensino, ganha nova roupagem através do apoio do legislativo na pessoa do Vereador Rafael Moraes e da Secretaria de Saúde que, em conjunto, atuarão na intensificação e ampliação de ações já realizadas no município.

Está agendado para a próxima segunda feira, 26 de junho, na Escola Municipal Santa Efigênia o pontapé inicial desta união de forças em prol da comunidade escolar. Participaram também do encontro sobre o Programa Saúde na Escola, Cintia Ferreira, diretora da Secretaria Municipal de Saúde, Lívia Afonso, coordenadora do Programa Atenção Básica, José Manoel Fagundes, coordenador do Departamento de Endemias, e Ten. Tiago, do Corpo de Bombeiros de Caldas Novas.

PSE Caldas Novas.jpg1

Fonte: Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Caldas Novas