Equipe de educadores do Detran ministram palestras nas escolas da rede municipal
Um gesto que até os adultos às vezes não se dão conta sobre os cuidados ao atravessar com as crianças em uma rua – segurar pelo pulso da criança em vez de agarrá-la pela ponta da mão. Essa é uma das orientações que a equipe de educadores do Dentro de Goiás estão ministrando nas escolas municipais esta semana em Caldas Novas.
A primeira escola a receber o programa foi a Waldir Arantes do Setor Universitário, nessa segunda-feira, 20 de novembro. Nos dois turnos, os alunos do ensino fundamental assistiram às orientações com equipe que percorre as cidades goianas durante todo ano, apresentando palestras com exibições de vídeos e com brincadeiras pedagógicas que tratam sobre os desafios em saber usar o trânsito de maneira cidadã, valorizando  a ética e à vida.
Segundo Áurea Maria Neves, coordenadora do Programa Detranzinho, ao segurar pelo pulso da criança, os pais ou responsável por atravessá-la na faixa de pedestre, terá mais controle sobre a mesma e pode evitar que acidentes ocorram caso ela se solte para correr movida por impulsos.
“O programa Detranzino é isso, tem a proposta de orientações sobre segurança, meio ambiente, respeito à vida e compartilhamento das vias públicas para crianças e com objetivo de também atingir o público adulto. A criança dizendo aos pais sobre o que é correto ou não no trânsito é importante para reflexão do próprio adulto sobre suas condutas frente às atitudes na direção ou até mesmo quando na condição de pedestre”, explicou Áurea.
Fonte: Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Caldas Novas