Programa Detranzinho chega a Caldas Novas

Categoria: Educação, Notícia
Equipe de educadores do Detran ministram palestras nas escolas da rede municipal
Programa Detranzinho chega a Caldas Novas - Foto Aldenir Chagas5

Um gesto que até os adultos às vezes não se dão conta sobre os cuidados ao atravessar com as crianças em uma rua – segurar pelo pulso da criança em vez de agarrá-la pela ponta da mão. Essa é uma das orientações que a equipe de educadores do Dentro de Goiás estão ministrando nas escolas municipais esta semana em Caldas Novas.
A primeira escola a receber o programa foi a Waldir Arantes do Setor Universitário, nessa segunda-feira, 20 de novembro. Nos dois turnos, os alunos do ensino fundamental assistiram às orientações com equipe que percorre as cidades goianas durante todo ano, apresentando palestras com exibições de vídeos e com brincadeiras pedagógicas que tratam sobre os desafios em saber usar o trânsito de maneira cidadã, valorizando  a ética e à vida.
Programa Detranzinho chega a Caldas Novas - Foto Aldenir Chagas4
Segundo Áurea Maria Neves, coordenadora do Programa Detranzinho, ao segurar pelo pulso da criança, os pais ou responsável por atravessá-la na faixa de pedestre, terá mais controle sobre a mesma e pode evitar que acidentes ocorram caso ela se solte para correr movida por impulsos.
“O programa Detranzino é isso, tem a proposta de orientações sobre segurança, meio ambiente, respeito à vida e compartilhamento das vias públicas para crianças e com objetivo de também atingir o público adulto. A criança dizendo aos pais sobre o que é correto ou não no trânsito é importante para reflexão do próprio adulto sobre suas condutas frente às atitudes na direção ou até mesmo quando na condição de pedestre”, explicou Áurea.
Programa Detranzinho chega a Caldas Novas - Foto Aldenir Chagas2
Fonte: Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Caldas Novas