Professores participam de palestra sobre prevenção de violência sexual infanto-juvenil

Categoria: Educação, Notícia

Na semana de capacitação da rede municipal, profissionais são orientados a dar suporte aos alunos vitimados

 

No segundo dia de capacitação dos professores da rede municipal de educação de Caldas Novas, os profissionais todas as unidades participaram de uma palestra ministrada pelo Pr. David Riker, especialista em violência sexual infanto-juvenil.

O encontro ocorreu na manhã dessa terça-feira, 16 de janeiro, no Auditório Ipê Roxo, anexo do Terminal Rodoviário, com a presença de mil profissionais que atuam diretamente com crianças e adolescentes.

Na pauta, discutiu-se a importância do professor como agente fundamental na detecção e andamento de denúncias e apoio às vítimas. Com o tema “O papel do educador na prevenção da violência sexual infanto-juvenil”, David apontou as principais formas de identificação de abusos e ainda, apontou como agem os agressores.

Durante o encontro, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cleydson Marques dos Santos, apresentou dados sobre os atendimentos durante o ano de 2017. Segundo ele, 50% dos casos atendidos originaram de professores que detectaram os alunos vítimas de abusos e violência e deram prosseguimento para serem atendidos e acompanhados.
A semana de capacitação dos professores faz parte de preparação para o ano letivo de 2018. Até sexta-feira (19), serão ministradas oficinas, cursos e palestras para todos servidores da pasta da educação, incluindo pessoal das áreas administrativas.

A Secretária de Educação, Eliane Teixeira acompanha o XI Encontro de Docentes e explica os direcionamentos que a capacitação proporciona.

“Para iniciarmos um ano com muita expectativa para o sucesso de nossos alunos, temos que nos preparar sempre. É através de estudos, experiências e orientações de pessoas especialistas cada uma em sua área de atuação, que convidamos para fazer essa formação aos nossos professores. Com isso esperamos sim, iniciarmos as aulas na próxima segunda-feira (22) com muita autoestima e bagagem para oferecermos aos alunos” disse a secretária.

 

Fonte: Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Caldas Novas

Deixe uma resposta