Prefeitura distribui gratuitamente repelentes contra insetos às gestantes do Programa Bolsa Família

Categoria: Notícia, Saúde

O uso dos repelentes reforça a proteção contra o mosquito da dengue, chikungunya e zika vírus

As gestantes que são beneficiárias do Programa Bolsa Família em Caldas Novas podem retirar gratuitamente repelentes contra insetos. Os produtos são distribuídos na sede do programa Bolsa Família, que fica dentro do Poupa Tempo (Rua Antônio Coelho de Godoy Qd 25b Lt 06 – Salas superiores – Centro) e também nos postos de saúde.

De acordo com a coordenadora do Bolsa Família na Saúde, Flávia Gonçalves, a distribuição começou no mês de abril e até o momento mais de 600 frascos já foram disponibilizados. Para fazer a retirada do produto, as futuras mamães deverão portar um documento oficial de identificação com foto, CPF, cartão do titular do Bolsa Família (obrigatórios) e a Caderneta da Gestante (caso possua). “Todas as gestantes integrantes de famílias com cadastro ativo no programa terão direito ao repelente. Os frascos podem ser retirados no Bolsa Família ou nos postos de saúde onde a gestante faz o seu pré-natal”, explica Flávia.

FlaviaBolsafamiliaSaude

O uso dos repelentes reforça a proteção contra o mosquito Aedes aegypti, em especial às gestantes, pela associação do vírus da Zika e o risco da microcefalia em bebês. Porém, não deve ser a única maneira de evitar a transmissão da doença. É importante que na residência das gestantes sejam adotadas medidas simples que possam evitar o contato com o Aedes, como se proteger da exposição de mosquitos, manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida.

O trabalho de distribuição é feito em parceria com a coordenadora do Bolsa Família Vanessa Rodrigues e a coordenadora da Atenção Básica, Lívia Serpa. A ação faz parte do programa de proteção individual de gestantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, do vírus zika e da febre chikungunya, em cumprimento ao decreto n° 8.716 de 20 de abril de 2016 do Governo Federal.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Caldas Novas