Prefeitura de Caldas Novas realiza campanha de doação de sangue

Categoria: Notícia, Saúde

Ônibus do Hemocentro vem a Caldas Novas em outubro para realizar a coleta

A unidade móvel do Hemocentro de Goiás estará em Caldas Novas para uma grande campanha de doação de sangue, a ser realizada nos dias 19 e 20 de outubro, das 8 às 16 horas, em frente ao Hospital Municipal Pronto Atendimento Infantil (PAI).

A Secretaria de Saúde de Caldas Novas, através do secretário José Ricardo Mendonça, convida a todos que estão em boas condições de saúde para serem doadores. A doação voluntária visa aumentar os estoques no banco de sangue e estimular a coleta regular e voluntária.

“Vale ressaltar que nos períodos próximos a feriados e fim de ano, os estoques diminuem, pois as doações caem bastante, sendo muito importante que as pessoas compareçam para doar”, afirma o secretário de Saúde.

Novidade

De acordo com Gesner Souto, Diretor do Departamento Jurídico da Secretaria de Saúde de Caldas Novas, é importante esse estímulo à coleta de sangue, uma vez que os estoques dependem completamente das doações. E ele ainda comenta uma novidade: “Os profissionais de saúde e a comunidade goiana têm, a partir de agora, acesso ao número de bolsas de sangue disponíveis no Hemocentro de Goiás. Os dados podem ser acessados no site do Conecta SUS e assim fica fácil acompanhar quais os tipos de sangue estão em falta e necessitam de mais doações”, explica.

No menu, o cidadão deve clicar em Indicadores de Saúde e, em seguida, procurar por Indicadores do Hemocentro e acessar o painel. As informações apresentadas são atualizadas automaticamente e periodicamente, a cada 30 minutos. No painel estão disponíveis as seguintes informações: estoque de bolsas por tipo de sangue dentro da validade; histórico de candidatos à doação; perfil quanto à freqüência de doação no ano 2017; perfil quanto ao sexo no ano 2017 e perfil quanto à faixa etária no ano 2017.

Quem pode ser doador?

A doação é um ato simples, mas o voluntário deve estar dentro de alguns critérios determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, que visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.
A princípio, qualquer pessoa pode doar, basta levar um documento oficial com foto e órgão expedidor (RG ou documento oficial equivalente). É necessário ter peso igual ou superior a 50 kg, ter acima de 18 anos e até 69 anos e gozar de boa saúde.

doacaosangue
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Caldas Novas

Deixe uma resposta