Prefeitura de Caldas Novas inova e passa a transmitir licitações em vídeos ao vivo pela internet

O objetivo é dar mais transparência ao processo licitatório. O portal é público e pode ser acessado de todo o mundo pelo site oficial da Prefeitura

Portal da Transparencia

A transparência nas ações do poder público vem sendo um diferencial e uma forma de evitar possíveis fraudes que acabam lesando os cofres públicos. Por esse motivo, a Prefeitura de Caldas Novas transmitirá ao vivo, via vídeo pela Internet, as convenções de licitação. Todas as filmagens deverão ser gravadas e consideradas documentos oficiais, disponíveis no site oficial da Prefeitura, com acesso mundial via internet.

Vale destacar que a ferramenta objetiva dar mais transparência ao processo licitatório. A transmissão visa ainda inibir fraudes. É o que ressalta o Secretário de Controle Interno, Ernanny Cândido Amaral, “O objetivo é dar mais celeridade e garantir transparência aos processos da administração. É mais uma forma de ajudar na fiscalização correta do dinheiro público, pois os interessados não precisarão ir até a Prefeitura para acompanhar as licitações”, destaca o secretário.

Para acompanhar a licitação online, do município, basta acessar a página da prefeitura no endereço www.caldasnovas.go.gov.br. A parte operacional do sistema foi desenvolvido pela secretaria de Comunicação em parceria com o Centro de Processamento de Dados (CPD) da Prefeitura.

O secretário de comunicação, João Paulo Teixeira, disse que a inciativa visa garantir total transparência no processo de licitação. “Acreditamos que as redes sociais são o presente e o futuro da comunicação. Por isso, criamos esse portal interativo, para garantir que todos os atos públicos da gestão sejam comunicados à sociedade”, disse o secretário. Além da transmissão ao vivo pelo site da Prefeitura, cidadãos e autoridades também podem comparecer pessoalmente à central de licitações, no prédio da Prefeitura, na avenida Orcalino Santos, número 283.

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura (Secom)