Prefeitura de Caldas Novas inicia distribuição de reforço nutricional nos CMEI’s

A ação coordenada pelo Ministério da Saúde faz parte da estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó

02

A Prefeitura de Caldas Novas inicia novamente esta semana o Programa NutriSUS, criado em 2015 pelo Ministério da Saúde. O projeto atende crianças com idade entre três e cinco anos, e fornece sachês nutricionais na merenda escolar.

A ação une as secretarias municipais de Saúde e de Educação em uma estratégia coletiva para fortificar a alimentação infantil, e assim, contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças.

O NutriSUS é coordenado pelo Ministério da Saúde (MS) e objetiva garantir alimentação adequada e saudável, prevenir a anemia e outras doenças e evitar carências de micronutrientes na infância. Crianças matriculadas nos 06 CMEI’s contemplados com o programa, em Caldas Novas, poderão receber os sachês de vitaminas e minerais, mas antes serão submetidas a uma avaliação e autorização dos pais. Este ano, foram contempladas as seguintes unidades escolares de ensino infantil: Sugio Kato, Celina Palmerston, Nossa Senhora do Carmo, Umbelina, Vó Tuta e Márcia Helena.

O Secretário Municipal de Saúde, José Ricardo Mendonça, destaca que a implantação do NutriSUS reforça a política de assistência em Caldas novas. “A realidade mostra que, para muitas crianças, a alimentação escolar é a principal refeição, e o sachê com vitaminas e nutrientes potencializa o cuidado nutricional, favorecendo o crescimento e a aprendizagem. Então, estamos conseguindo reforçar a qualidade da merenda escolar, que já é muito boa, para dar mais saúde às crianças”, disse o Secretário.

O NutriSUS disponibiliza um sachê por dia na refeição oferecida na escola, durante os cinco dias na semana.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (Secom)