Prefeitura de Caldas Novas inaugura Casa dos Conselhos

Categoria: Educação, Notícia
Órgãos de fiscalização de escolas de Caldas Novas terão sede própria
 Prefeitura de Caldas Novas inaugura Casa dos Conselhos - Foto Aldenir Chagas 1
A Prefeitura de Caldas Novas inaugurou nesta sexta-feira,  31 de março, a sede de três conselhos reguladores do ensino no município. O CME ( Conselho Municipal de Educação), o CAE (Conselho Municipal de Alimentação Escolar) e o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Esses três órgãos que funcionavam no prédio da Secretaria Municipal de Educação, estão sendo instalados em uma casa de dois andares na Rua 07 de Setembro, no Setor Bandeirante, próximo ao Colégio Educador.
As novas instalações contam com maiores espaços e adequações que atendem a demanda dos conselhos. São duas salas destinadas aos departamentos técnicos e administrativos, uma sala de reunião, e ainda, mais duas salas para recepção.
De acordo com o profº Dr Vilson Pires, presidente do CAE, a Casa dos Conselhos vai proporcionar mais autonomia dos serviços de fiscalização nas instituições de ensino.
“A vinda dos conselhos para uma sede própria vai nos proporcionar mais autonomia e privacidade para desenvolvermos nosso trabalho no âmbito fiscalizador. A nossa vinda para um lugar autônomo é amparada na legislação federal que recomenda que os conselhos possuam independência ou sejam desmembrados dos órgãos que são fiscalizados. Caldas Novas é quarta cidade de Goiás a ter esses conselhos em instalações próprias”, disse o presidente do CAE.
Para o professor Clarivaldo Augusto Dias, presidente do Conselho Municipal de Educação, a transferência para um espaço independente é uma reivindicação que foi atendida em prol de uma melhor transparência na relação conselho e serviços públicos de ensino.
“Nesse modelo de um espaço específico para os conselhos, as ações técnicas de fiscalizar as escolas que oferecem ensino fundamental, tanto na esfera pública quanto particular, que é atribuição do CME, torna-se mais transparente e dá mais confiabilidade no nosso trabalho que é acompanhar, fiscalizar e autorizar funcionamento de serviços voltados ao ensino em nosso município”, explicou Clarivaldo.
Fonte: Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Caldas Novas