Prefeitura de Caldas Novas e programa do Governo Estadual planejam implantar Guarda Municipal na cidade

A Secretaria de Relações Governamentais de Caldas Novas está empenhada em trazer melhorias para a segurança do município. Após reuniões com o governo do Estado solicitando aumento de efetivo, melhorias para a proteção, agora busca novas metas. A proposta é a implementação da Guarda Municipal, por meio do programa estadual ‘Pacto Social Goiás Pela Vida’.

O Secretário, Gilmar Engenheiro, esteve reunido com representantes do programa, em Goiânia, com o objetivo de conhecer todo o sistema operacional, as finalidades e as contrapartidas do município. Ele explica a importância desse propósito. “O objetivo de se ter uma Guarda Municipal é proteger tanto o patrimônio como a vida e a segurança. A partir de uma perspectiva humanizada, pautada pelo respeito aos direitos humanos e a diversidade social. Promovendo o pleno exercício da sua profissão e a garantia dos direitos do cidadão”, disse.

No município, as guardas municipais poderão atuar na prevenção de crimes, observando também a iluminação pública, desordens urbanas, equipamentos públicos e trânsito.

A Prefeitura de Caldas Novas está estudando a possibilidade da criação da guarda municipal, via edital, para contratação de efetivo por meio de concurso público.

O Programa Estadual

O Pacto Social Goiás Pela Vida é uma união de esforços entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da sociedade civil, para coibir a criminalidade.

O programa, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), une diferentes órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal. São cinco grandes eixos de atuação: Prevenção Social; Segurança Cidadã; Intervenção Urbana e Ambiental; Inteligência e Estratégia; e Repressão Qualificada.

guarda-municipal

Fonte: Secretaria de Relações Governamentais