Postos de Saúde ampliam serviços para melhor atender a população

O ESF do Parque Real já está coletando sangue para todos os exames realizados pelo SUS

A partir deste mês de julho, os moradores de Caldas Novas que são atendidos pelo ESF Parque Real já podem realizar a coleta de sangue para exames no próprio posto de saúde. Não é mais necessário ir até a regulação marcar o exame, comparecer a um laboratório e nem voltar ao laboratório para pegar o resultado. “O paciente faz o exame no posto, é regulado de lá, colhe o exame no posto e recebe o resultado no próprio posto”, explica Livia Serpa, coordenadora da Atenção Básica em Caldas Novas.

Para a moradora do Parque Real há 8 anos, Joana Martins Arruda Tereza, uma das pacientes que realizou a coleta no ESF do Parque Real, o novo serviço facilitou o exame. “É muito mais fácil, rápido, é muito melhor pra gente”, comemora.

Além disso, a partir da próxima semana o serviço de coleta de exames laboratoriais será expandido também para o ESF do Santa Efigênia. “Essas mudanças fazem parte de uma reestruturação que está sendo promovida pela Atenção Básica, regularizando o fluxo de atendimento, com orientações e apoio do Dr. Joaquim Guilherme e todo o suporte da administração municipal e do secretario de saúde José Ricardo Mendonça”, detalha a coordenadora Lívia.

WhatsApp Image 2017-07-13 at 07.25.20

“A expansão da coleta laboratorial estava prevista como um dos requisitos de fortalecimento da Atenção Básica, então estabelecemos um novo fluxo com a coleta para exames e um sistema eficaz de entrega de resultados para que o paciente possa fechar seu diagnóstico e iniciar seu tratamento prontamente”, afirma o secretário da pasta, José Ricardo.

(Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Caldas Novas)