Pacientes de Caldas Novas com Diabetes e Hipertensão recebem orientação de profissionais da Atenção Básica de Saúde

Categoria: Notícia

As palestras acontecem mensalmente nas unidades de Estratégia de Saúde da Família

2017-02-07-PHOTO-00000108

A Atenção Básica de Caldas Novas promove por meio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) reuniões mensais para pacientes com Hipertensão e Diabetes. A palestra faz parte de um cronograma de ações desenvolvidas regularmente, de acordo com o calendário publicado pelo Ministério. Vários profissionais fazem parte da ação.

Durante os encontros, a Farmacêutica orienta os participantes sobre o uso correto de medicamentos, como horário de tomar os remédios e armazenamento. Já a Nutricionista, esclarece as dúvidas sobre a alimentação, e quando necessário, realiza consultas e avaliação nutricional. Além de criar vínculos com os pacientes, eles ainda ressaltam a importância da atividade física como forma de controle e prevenção de doenças.

A equipe multiprofissional é composta por Psicóloga, Nutricionista, Farmacêutica, Assistente Social e Fisioterapeuta. O objetivo é fazer com que os pacientes desenvolvam hábitos saudáveis e tenham consciência da importância de se usar os medicamentos adequadamente.

“Temos um controle frequente dos pacientes hipertensos e diabéticos. Eles são avaliados uma vez por semana na unidade de saúde onde são cadastrados, e fazem teste glicêmico e aferição de pressão arterial. E sempre que necessário passam por consultas médicas e avaliação nutricional. Assim conseguimos manter o controle e ainda orientamos para que regulem a alimentação e tomem os medicamentos corretamente, evitando assim danos a saúde”, explicou Dora Oliveira, Coordenadora da Atenção Básica.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (Secom)

Deixe uma resposta