Orquestra juvenil de Caldas Novas: 58 instrumentos chegaram na última quarta-feira, 6

Categoria: Educação, Lazer, Notícia

Cidade busca incentivar novos talentos com orquestras e coros juvenis

21430537_1667088093326095_5802452701121599367_n

Na última quarta-feira, 06, a Prefeitura de Caldas Novas recebeu 58 instrumentos para a Orquestra infantil, que se iniciará no município. O projeto Rede de Orquestras e coros juvenis do Estado de Goiás, através da coordenadora geral, Cíntia Sousa, firmaram a inserção desta ação no município.

Dos 246 municípios goianos, Caldas Novas foi uma das cidades escolhidas para fazer parte desse investimento total de R$ 2,10 Milhões do Estado. Aqui, o projeto vai funcionar na sede da Igreja Assembleia de Deus, próximo ao Ginásio Municipal de Esportes. O espaço conta com quatro (4) salas, um (1) salão e uma (1) varanda para audições abertas.

A orquestra vai funcionar nos moldes da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG). Ao todo serão abertas 130 vagas aos jovens, que terão formação musical em violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo, trompete, trombone, trompa, tuba, flauta doce, violão, além de canto coral, cedidos pelo governo estadual.

O projeto agora passa pelos detalhes finais. Até a próxima semana a coordenadora geral, Cíntia Sousa, espera que o edital para contratação dos músicos esteja publicado no site, que em breve, será divulgado. Serão 12 professores e três profissionais para apoio. A Prefeitura de Caldas Novas vai custear a manutenção do projeto no município.

Os cursos abordarão uma aprendizagem significativa para o uso de cada instrumento que compõe a prática orquestral e o perfil desejado aos candidatos, para participar do projeto. Para participar, os alunos devem estar cursando o ensino regular, frequentar as aulas e ter um bom desempenho escolar, além de passar por critérios de avaliação do projeto musical, para obter domínio do instrumento escolhido.

O Secretário de Relações Governamentais, Gilmar Engenheiro, engrandeceu o apoio do Governo Estadual para a vinda dessa Orquestra ao município. “Esse êxito é fruto da articulação feita com o Governo de Goiás, que tem trazido elementos para o desenvolvimento da cidade. Porém, é importante salientar o empenho da nossa Prefeitura para conseguir esses e outros esforços para a cidade na saúde, na educação, infraestrutura, cultura e muito mais”, disse o secretário.

21463244_1667088153326089_3380617732968420184_n

Fonte: Secretaria de Relações Governamentais de Caldas Novas