Operação Ambiental da Prefeitura encontra mais de 100 focos de captação irregular da Água

Categoria: Meio Ambiente, Notícia

Ação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente e DEMAE fizeram vistoria em propriedades rurais próximas ao Rio Pirapitinga

WhatsApp Image 2017-10-11 at 17.02.14

Diante do fato de Caldas Novas estar em situação de emergência pela falta d’água, no último mês foi realizada uma intensa fiscalização em propriedades rurais que ficam acima da barragem de captação de água do Departamento Municipal de Água e Esgoto – Demae, no Rio Pirapitinga. O objetivo foi combater a retirada irregular de água do rio e seus afluentes, principais fontes para abastecimento de toda a cidade.

Equipes integradas fizeram a fiscalização. Dentre elas, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente – SEMA, funcionários do Demae e a Polícia Militar Ambiental. Após percorrerem a região, mais de 100 focos de capitação irregular foram encontrados.

Na vistoria, diversas irregularidades foram identificadas, como bombas que retiram quantidade de água superior à permitida e desperdício na irrigação. Os infratores foram notificados ou multados e, devido à situação de emergência, todas as bombas foram lacradas.

“Devido ao estado crítico que a cidade vive com a pouca chuva, infelizmente, somos obrigados a tomar medidas drásticas como essa. A prioridade é captar água para consumo humano. O que não significa prejudicar os produtores, mas, se isso não for feito, não chega água à barragem de captação, o que prejudica toda a população da cidade”, comentou o presidente do Demae, engenheiro Milton Galvão.

As bombas ficarão lacradas até que a situação do abastecimento de água na cidade se normalize.

O presidente do Demae, Milton Galvão, reforçou o pedido de compreensão e colaboração de toda a população. “Durante a operação tivemos longas conversas com os produtores para solicitar apoio, que eles reduzissem a quantidade de água gasta nas lavouras. Apesar de compreendermos aqueles que não compraram a nossa preocupação, nós os notificamos e estamos tomando as medidas necessárias para que eles se conscientizem do momento vivido. Com essa crise hídrica, é fundamental a colaboração de cada cidadão.” Finalizou Milton.

WhatsApp Image 2017-10-11 at 17.02.17

Fonte: Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Caldas Novas