Ônibus do Hemocentro de Goiás chega a Caldas Novas nesta quinta-feira,19

Categoria: Saúde
A unidade móvel do Hemocentro de Goiás estaciona em Caldas Novas para a campanha de Doação de Sangue. A ação acontece nesta quinta (19) e sexta-feira (20), das 8h às 16h, em frente ao Pronto Atendimento Infantil – PAI, para receber doações de sangue da comunidade.
 
A Secretaria de Saúde de Caldas Novas convida a todos para ajudar quem precisa. A doação voluntária visa aumentar os estoques no banco de sangue e estimular a coleta regular e voluntária. 
 
O doador precisa levar um documento oficial com foto e órgão expedidor (RG ou documento oficial equivalente), pesar mais de 50 quilos, ter entre 18 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. É recomendável dormir por pelo menos 6 horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e estar sem fumar há, pelo menos, duas horas. Antes da coleta, o doador passa por uma entrevista, de caráter confidencial.
 
A doação é um ato simples, mas o voluntário deve estar dentro de alguns critérios determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, que visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.
 
O procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro. Para o doador em geral não há riscos.

Deixe uma resposta