No Jornal Diário da Manhã, Governador e Secretário Estadual de Saúde elogiam gestão em Caldas Novas

Categoria: Notícia, Saúde
Reportagem destaca o trabalho da Secretaria de Saúde
No último dia 05 de dezembro, o Jornal Diário da Manhã, deu destaque para o trabalho de gestão da Secretaria de Saúde de Caldas Novas, que foi elogiado também pelo governador Marconi Perillo e pelo secretário Leandro Vilela. Os dois reconheceram a colaboração do “Conecta SUS”, programa do Governo Estadual, para Caldas Novas e o trabalho da secretária Kelia Rosa em informatizar a saúde.
De acordo com a reportagem, o mapeamento e georreferenciamento das quadras e o monitoramento em tempo real das ações da força-tarefa “Goiás Contra o Aedes”, realizado pelo Conecta SUS, são exemplos de sucesso da integração entre a Secretaria Estadual de Saúde e o município de Caldas Novas.
A matéria deu merecido destaque também para a Secretária da Saúde, Kélia Rosa, por planejar e desenvolver ações mais eficientes no município. A reportagem inclusive destacou que frequentemente, a Secretária tem se apropriado das informações disponibilizadas pelo Centro de Informações da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em prol de melhorias na saúde pública de Caldas Novas.
O município vem se destacando no Estado por diminuir o índice de infestação das doenças, como Dengue e Zika, que chegou a 5% e hoje está em 0,43%. Segundo Kélia, após o trabalho de implementação do programa estadual na cidade, é nítida a diferença na condução dos trabalhos. “O Conecta SUS consegue nos dar uma resposta certeira. Isso facilita muito a gestão das Secretarias municipais, além de ter tornado mais clara e didática a comunicação com a Secretaria estadual.” Ressaltou a Secretária.
Outro projeto de Caldas Novas que está sendo desenvolvido, em parceria com as ferramentas disponibilizadas pelo Conecta SUS, é a redução das mortalidades materna e infantil. De acordo com Kélia, há seis meses uma profissional da saúde do município estuda em seu doutorado a implantação de um projeto-piloto para redução destes indicadores. O projeto recebeu o nome de “Reestruturação da Assistência Perinatal”. Ela explica que com a implantação do SIGA Bebê e SIGA Mamãe pelo Estado foi possível a integração dos dados e do projeto. “Uma equipe da Secretaria Estadual veio a Caldas Novas conhecer o nosso projeto-piloto e as ações que já estamos realizando”, acrescenta.
Dois anos de Conecta SUS
Comemorando dois anos de funcionamento, o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann – Conecta SUS se tornou ferramenta imprescindível para a gestão da saúde em Goiás. Agora o Centro criado pela Secretaria de Estado da Saúde se consolida como modelo para outros governos.
O Conecta SUS tem a missão de compilar e disponibilizar as informações, além de monitorar e analisar os indicadores sociais e econômicos, voltados para a saúde, dos 246 municípios do Estado de Goiás. Contribuindo para a elaboração das propostas de ações estratégicas, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas e, como consequência, os indicadores acompanhados.

Um Comentário

  • daniel 07 / 12 / 2016 Resposta

    tem alguma previsão para convocação dos profissionais da saúde , enfermeiras plantonistas?

Deixe uma resposta