Ministério de Saúde vai distribuir 20 mil preservativos durante o carnaval em Caldas Novas

Categoria: Notícia, Saúde

Com o objetivo de reduzir a circulação de doenças sexualmente transmissíveis, especialmente durante as programações carnavalescas, 20 mil preservativos estarão a disposição de moradores e turistas, na cidade das águas quentes.

A Secretaria de Saúde de Caldas Novas, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, terá uma base montada na Praça Mestre Orlando, onde irá prestar apoio aos foliões e disponibilizar os preservativos. A ideia é evitar que o vírus HIV se espalhe entre os jovens de 15 a 24 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas nessa faixa etária são as que menos usam camisinhas. A Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas indica queda no uso regular do preservativo entre os que têm de 15 a 24 anos, tanto com parceiros eventuais – de 58,4% em 2004 para 56,6%, em 2013 – como com parceiros fixos – queda de 38,8% em 2004 para 34,2% em 2013.

O coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Caldas Novas, José Neto, afirmou que além de disponibilizar o material, a ação serve para conscientizar as pessoas. ”Teremos uma equipe fixa durante todos os dias de carnaval, queremos mostrar para as pessoas a importância de usar o preservativo, que não serve só para evitar uma gravidez, mas também evitar HIV, Sífilis, e outras doenças”, disse José Neto.

Campanha Nacional
O Ministério da Saúde pretende distribuir em todo o país cerca de 77 milhões de preservativos. O hábito de não usar camisinha tem impactado diretamente com o aumento de casos de HIV e Aids entre os jovens. No Brasil, a epidemia avança na faixa etária de 20 a 24 anos, na qual a taxa de detecção subiu de 15,6 casos por 100 mil habitantes, em 2006, para 21,8 casos em 2015. Entre os mais jovens, de 15 a 19 anos, o índice mais que dobrou, passando de 2,8 em 2006 para 5,8 em 2015. O tema da campanha deste ano é ”No carnaval use camisinha e viva essa grande festa”.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (Secom)

Deixe uma resposta