Manejo Ambiental realizado em Caldas Novas visita mais de mil imóveis em apenas um dia

Ação aconteceu na última sexta-feira, 17, no setor Parque Real

foto

O Departamento de Controle de Endemias de Caldas Novas, da Secretaria de Saúde de Caldas Novas, divulgou o resultado do Mutirão de Manejo Ambiental, realizado no setor Parque Real na última sexta-feira (17). A ação tem por objetivo realizar a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti nas residências e terrenos baldios do município.

Foram visitados 1091 imóveis, destes 387 estavam fechados. Na ação, foram encontrados 19 focos do mosquito. O que significa que o município está em um índice bem abaixo do tolerável pelo Ministério da Saúde.

José Manoel, diretor do departamento, considerou o resultado positivo. “Esse trabalho acontece semanalmente. Nossa equipe está sempre nas ruas. E os números mostram que a comunidade tem compreendido nossa missão e se conscientizado do papel dela nessa luta”, disse o Diretor.

Ainda segundo o Departamento de Endemias, o trabalho continuará. “Como na maioria das vezes, os recipientes mais vistoriados durante a realização foram latas, frascos de plástico, vasos e pratos de plantas, caída d’água e vaso de planta na água. Mesmo diante dos bons resultados apresentados, vamos continuar planejando novas ações. A eficácia desta abordagem de manejo integrado se dá, principalmente, pela participação da população nas atividades.”, conclui.

Manejo Ambiental

carro

O manejo integrado para o controle do Aedes e a prevenção contra a dengue, realizado nas áreas urbana e rural de Caldas Novas, permitiu desenvolver diferentes atividades de educação ambiental e educação para a saúde. Foram trabalhadas também ações diretas de combate ao mosquito com a eliminação de criadouros.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (Secom)