Estudante de escola rural de Caldas Novas disputa semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa

Categoria: Educação, Notícia

A aluna está em Porto Alegre para disputar a semifinal do concurso nacional de redação

estudante-de-escola-rural-de-caldas-novas-vai-disputar-seminal-da-olimpiada-de-lingua-portuguesa-foto-aldenir-chagas-54

A estudante Íris Rabecht Machado, de 15 anos e que estuda da Escola Municipal Waldomiro Gonçalves de Sousa do Povoado do Sapé, é uma dos 125 alunos selecionados para a penúltima etapa da Olimpíada de Língua Portuguesa. O concurso de redação é realizado em todo território brasileiro, e escolhe os melhores textos, produzidos por alunos de escola pública.

Com a proposta de escrever sobre o tema “O lugar onde vivo” no gênero crônica, a aluna produziu um texto sobre a beleza da lavoura de girassol, próxima a sua escola. Segundo Íris o texto foi inspirado em um passeio realizado por algumas professoras e seus colegas de classe à plantação de girassóis que ficava há poucos metros do povoado do Sapé.

O texto foi escolhido como o melhor do município, e venceu no gênero crônica como melhor redação do estado de Goiás. A aluna está participando, com sua professora de Língua Portuguesa, Nilza Helena, da etapa semifinal da Olimpíada, que acontece essa semana na capital gaúcha.

Leitura e reconhecimento
Segundo Íris, a leitura foi a principal ajuda para produzir o texto sobre os girassóis. “Não imaginei que pudesse ter essa repercussão, que é descrever como fiquei encantada pelos girassóis que ficam aqui pertinho de nossa escola. A professora Nilza foi fundamental para que eu pudesse colocar no papel, meu olhar e a impressão que tive ao ficar observando  detalhadamente a beleza daquelas flores”, explicou Íris.

Deixe uma resposta