ESF inicia atendimento com horário estendido no setor Santa Efigênia

Categoria: Notícia, Saúde

De acordo com a prefeitura municipal, a unidade passará a atender até às 22h

Começa na próxima segunda-feira (22) o novo horário de atendimento, em regime de plantão, do Estratégia Saúde da Família (ESF) Gabriel da Silva Alves, no Bairro Santa Efigênia. De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura, a unidade irá estender o funcionamento até ás 22h.

Pacientes de qualquer bairro podem ser atendidos no local. A medida visa oferecer auxílio próximo aos moradores da região e desafogar o fluxo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Porém, o Executivo ressalta que os casos de urgência e emergência deverão continuar a ser encaminhados à UPA.

A ampliação do horário vai facilitar o atendimento principalmente aos trabalhadores, que poderão realizar consultas e outros procedimentos depois das 19 horas. “Essa população precisa de atendimento médico e nem sempre consegue alterar o horário de trabalho para ir a uma consulta. Agora, em vez de recorrer às unidades de atendimento 24 horas, vai poder ir ao médico mais próximo e todas as vantagens que esse tipo de serviço oferece”, explica o prefeito de Caldas Novas, Marinho Câmara.

Marinho, salienta que os novos investimentos para ampliar a rede de atenção primária à saúde fazem parte do seu plano de governo, que tem como intenção aumentar a cobertura da Atenção Básica em Caldas Novas.

A Estratégia Saúde da Família funciona com uma equipe multiprofissional – formada por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde – e fica responsável pelo acompanhamento de uma determinada região do município, visando à facilitação do acesso dessas pessoas ao sistema de saúde e também ao fortalecimento do vínculo com a população.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Caldas Novas