ESF do Setor Holiday realiza Dia D contra o Câncer de Mama

Categoria: Notícia, Saúde

Profissionais da Secretaria de Saúde de Caldas Novas realizaram na manhã de quinta-feira (19), o Dia D contra o Câncer de Mama. Ação aconteceu na unidade do Estratégia Saúde da Família – ESF, do setor Holiday.

Na oportunidade as mulheres participantes tiveram acesso a palestras sobre prevenção do câncer de mama e colo do útero. Além de exames preventivos, testes rápidos para sífilis, hepatite B e C.

Um dos momento mais marcantes, foi o depoimento de Dona Francisca, que contou como superou o câncer de mama. “Foi um momento duro, mas significativo. Um divisor de águas. Pois a partir da batalha, eu passei a entender as pequenas situações e sensações. Viver é o mais importante.” Disse Francisca que emocionou a todos.
c34bf969-59d6-4fc1-9081-f6796b68de2a
Neste mês de Outubro, centenas de atividades estão sendo realizadas em alusão ao Outubro Rosa, que é um movimento que ocorre internacionalmente durante todo o mês de outubro. Ele tem como objetivo principal ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O Outubro Rosa começou na década de 1990, nos Estados Unidos, onde os estados faziam ações isoladas referentes ao assunto. Com a posterior aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção contra o câncer de mama no país.
Para mobilizar a população americana sobre a importância da ação, as cidades começaram a se enfeitar com laços rosas. Inicialmente, a ideia foi lançada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e os laços foram dados aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, em 1990. Depois disso, o objeto passou a ser distribuído em locais públicos, corridas, desfiles de modas, entre outros eventos.

582761c5-6fd1-488f-a1d2-4a7b5b42a3a7

Fonte: Secretaria de Saúde de Caldas Novas

Deixe uma resposta