Escolas municipais recebem campanha contra hanseníase e verminoses

Categoria: Educação, Notícia, Saúde

Estudantes estão sendo avaliados e tratados no próprio ambiente escolar

Campanha de Vacinação nas Escolas (1)

Os pais de alunos do ensino fundamental matriculados na rede municipal de ensino de Caldas Novas estão sendo informados sobre a Campanha Nacional de Hanseníase e Geo-helmintíases do Ministério da Saúde, que acontece no município desde o começo de fevereiro e vai até o início de abril.

Os estudantes levaram para casa um informativo explicando o objetivo da campanha, que visa à redução de parasitas intestinais (lombrigas e outras verminoses) entre crianças e adolescentes, além da identificação de possíveis casos de hanseníase entre estudantes com idade entre 5 e 14 anos.

De acordo a Coordenadora da Atenção Básica, Líva Serpa Afonso, os profissionais estão visitando as escolas em busca de alunos que apresentem sinais e sintomas das doenças (manchas no corpo). Além disso, os estudantes estão sendo tratados contra parasitas intestinais, através da administração oral de um comprimido de medicamento, em dose única.

Campanha de Vacinação nas Escolas (2)

O remédio está sendo administrado pelos profissionais de saúde, na própria escola, após a autorização da família, sendo que os responsáveis que não concordarem com a medicação devem preencher o termo de recusa, também enviado pela escola.

Com a campanha, o Ministério da Saúde espera aumentar o diagnóstico precoce e identificar comunidades em que a hanseníase e as verminoses ainda persistem. Os casos suspeitos serão encaminhados à rede básica de saúde para confirmação e início imediato do tratamento.

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, causada por um bacilo capaz de infectar grande número de indivíduos. Possui alto poder incapacitante, motivo histórico de estigma e exclusão. A doença tem tratamento e, obedecendo todas as orientações, tem cura. Já os parasitas intestinais podem prejudicar o desenvolvimento e o rendimento escolar da criança.

Campanha de Vacinação nas Escolas (3)

Segundo informações do Núcleo de Epidemiologia de Caldas Novas, a realização do tratamento preventivo em estudantes está em conformidade com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) que preconiza o uso de medicação de forma periódica como uma medida preventiva e efetiva para redução da carga parasitária e das suas complicações. A estratégia no ambiente escolar, já utilizada e comprovada internacionalmente, reduz os custos do tratamento e potencializa os resultados da intervenção, porque proporciona a oportunidade de atingir o maior número de estudantes.

Fonte: Secretaria de Saúde de Caldas Novas