Escolas da rede municipal terão horta orgânica

Categoria: Educação, Notícia, Sem categoria

Programa ambiental Tom & Iza firma parceria para produção de produtos orgânicos dentro das unidades escolares

Departamento de Educação Socioambiental terá horta orgânica - Foto Marcia Nunes.jpg2

O programa ambiental Tom & Iza, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Caldas Novas, está firmando parceria com empresa de produção de alimentos orgânicos para implementar hortas orgânicas dentro das unidades escolares.

Em reunião com as diretoras das escolas municipais na manhã da última terça-feira, 14 de fevereiro, a diretora do Departamento de Educação Socioambiental da secretaria, Aldineia Batista apresentou a proposta para ser executada nos próximos meses. Como parte da agenda do programa de educação ambiental, as ações serão desenvolvidas nas unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.

De acordo com Aldineia a empresa ‘Caldas Novas Orgânico’ disponibilizará o espaço com seus canteiros de produção e equipe técnica para receber os alunos e professores para orientações e em seguida será realizada a doação de mudas para que as escolas possam iniciar sua produção orgânica.

Departamento de Educação Socioambiental terá horta orgânica - Foto Marcia Nunes

“As escolas já possuem o chamado “cantinho verde”, local pedagógico onde é cultivado algumas plantas de hortaliças. A ideia é ampliar esta prática, convidando essas unidades para visitarem os canteiros e receberem orientações sobre como cultivar alimentos orgânicos. Além do conhecer esse processo, os alunos vão receber exemplares de plantas para serem plantados nas escolas formando a horta orgânica mantida pelos próprios alunos”, explicou Aldineia.

10 anos de Tom & Iza
O programa ambiental Tom & Iza comemora 10 anos de atuação em Caldas Novas. Idealizado pelo professora Aldineia Lopes, já recebeu premiações de nível estadual e tem reconhecimento do Ministério Público do Estado de Goiás por prestar relevantes ações educativas em prol do meio ambiente, principalmente no combate à dengue no município.

Durante os primeiros anos de atuação Tom & Iza eram representado por fantoches nas escolas da educação infantil. Neste ano, as unidades vão receber os bonecos que representam os personagens que ficaram conhecidos por serem os defensores da natureza.

Segundo Luciane Rézio, professora do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, a comemoração com novos bonecos é um indicativo para acompanhar o desenvolvimento das crianças, que conheceram as personagens na infância e agora vão vê-los como meninos, que cresceram juntos com os alunos.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas