Escola Santa Efigênia promove o Poemarte

Categoria: Educação, Notícia

Projeto destaca alunos que declamam poesia de autores consagrados

poemarte 7

A Escola Municipal Santa Efigênia promoveu na última terça-feira, 12 de setembro, a 11ª edição do Poemarte, projeto que seleciona os melhores alunos que se destacam na técnica de declamação de poemas de autores da literatura e músicas brasileira. O evento foi realizado na Câmara Municipal com a presença de pais de alunos, convidados e equipes de professores e coordenadores da unidade e da Secretaria Municipal de Educação.
A etapa inicial do projeto foi executada na escola durante o mês de agosto e início de setembro. Ao todo, segundo a diretora Simone Gobbi, cerca de 800 alunos do ensino fundamental participaram. Foram selecionados para final 19 alunos que interpretaram poemas consagrados como os de Cora Coralina, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles e letras de canções de artistas como Gabriel Pensador e Elis Regina.

poemarte 2

O prêmio de vencedor do Poemarte 2017 ficou com o aluno Eduardo Souza Benevides do 7º ano, em segundo lugar, a aluna Julia Gabriela do 5º ano e a aluna Yasmin Santos na terceira colocação. Todos os participantes da etapa final foram condecorados com medalhas, já o primeiro colocado ganhou além das condecorações, uma bicicleta.
A diretora Simone Gobbi discorreu sobre a duração do projeto por mais de uma década e observou a importância do trabalho de leitura e interpretação para formação do aluno.

poemarte 8

“Este projeto é uma ferramenta altamente eficaz na melhoria da leitura, interpretação e aprofundamento na linguagem. Há 11 anos estamos realizando esse trabalho que foi idealizado pela Profª Marcia Pereira, que hoje não se encontra trabalhando em nossa unidade, mas que estamos dando continuidade como um imprescindível instrumento pedagógico para o aluno”, disse Simone.
A Secretária Municipal de Educação, Eliane Teixeira, que compôs a mesa de jurados durante o Poemarte, ressaltou a contribuição do projeto à formação dos alunos participantes.

“Trabalhar poesia como estratégia de aprendizado é um grande avanço ao ensino. Ao ter contato com os textos, autores e expor isso aqui para o público é uma tarefa um pouco árdua, e por isso, todos os alunos que participaram desse projeto estão de parabéns pois deram um grande salto em sua formação. Só tenho a parabenizar essa escola por essa bela iniciativa”, explicou a secretária.

poemarte sç

Fonte: Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Caldas Novas