Escola Municipal Dona Abelina faz caminhada sobre o combate à dengue

Categoria: Educação

Projeto propõe que as crianças sejam fiscais da natureza e desenvolvam ações de alerta à comunidade

002

A Escola Municipal Dona Abelina, situada no Setor Boa Vista, realizou nesta quinta-feira, 16 de março, uma caminhada de combate à dengue. A ação foi desenvida com a participação de pais, alunos do 1º ao 5º ano e professores da unidade.

De acordo com a diretora, Maria das Neves, participaram cerca de 100 alunos que fizerem o percurso no setor da escola, com faixas, cartazaes e distribuindo sacolas para recolhimento de lixo dentro de veículos.

“Fizemos uma caminhada aqui mesmo próximo à escola, com material de conscientização sobre o combate à dengue. É preciso sempre lembrar aos moradores que precisamos estar atentos quanto à proliferação do mosquito. Esta ação desenvolvida com as crianças, têm efeito didático, ou seja, elas aprendem de forma dinâmica e efetiva, a cerca da conscientização que toda sociedade deve ter”, disse a diretora.

Os ‘fiscais da natureza’, como são denominadas as crianças que vestem um colete com frases de combate ao mosquito da dengue, têm como responsabilidade, consicientizar as outras crianças e também os adultos quanto os cuidados com o lixo para não oferecer condições para proliferação do mosquito aedes aegypti, causador de doenças como dengue e chikungunya. Esses importantes fiscais, levam para suas casas, além do colete, o comprometimento de sensibilizar os adultos sobre diversas questões ambientais, como os cuidados com a destinação do lixo doméstico.

A caminhada de combate à dengue organizada pela equipe da Escola Dona Abelina, é uma iniciativa firmada no trabalho do Departamento de Educação Sócio ambiental, através do Projeto Tom & Iza da Secretaria Municipal de Educação. O projeto existe há 10 anos na rede municipal de ensino e tem como parceria o Ministério Público de Caldas Novas, que auxilia na aquisição de material de divulgação de ações na educação ambiental e combate à dengue.

Fonte: Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Caldas Novas