Encontro do PNAIC discute alfabetização em Caldas Novas

Categoria: Educação, Notícia

Seminário apresenta propostas de ações para os próximos anos

Pnaic encontro Caldas Novas 5

Os professores da rede municipal de ensino participaram nessa terça-feira, 21 de novembro, do Seminário PNAIC 2017. O encontro ocorreu no auditório do Terminal Rodoviário de Caldas Novas. Cerca de 200 profissionais que estão à frente da alfabetização nas unidades de ensino do município, recebem essa capacitação desde 2013.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.

A coordenadora local do PNAIC, Maria de Fátima Sobrinho, apresentou aos professores as propostas de ações que os cursistas devem seguir. Fátima ressaltou o compromisso que os professores devem ter com a profissão e principalmente em estudar e poder contribuir de forma mais eficaz no processo de alfabetização.

Pnaic encontro Caldas Novas 6

“Nossos encontros são para ajustarmos nossas ações proposta pela capacitação. Caldas Novas é destaque em seus trabalhos e avanços na educação, sediou três seminários estaduais e o seminário da região Centro-Oeste. Um dos grandes espaços educacionais do Ministério da Educação foi a implementação do PNAIC no ensino fundamental do 1º ao 3º ano. No ano de 2014 inovamos por sermos o primeiro município a criar um grupo de formação PNAIC de coordenação pedagógica, que serviu de modelo para todo o país”, ressaltou Fátima

Segundo o grupo de formadoras do PNAIC, em 2017 foi dado mais um importante passo para extensão da formação para educação infantil que atenderá a pré-escola, garantindo uma maior abrangência dos profissionais da educação trazendo mais conhecimento e apropriação de novos conceitos. Estas ações objetivam alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, ou seja, até o terceiro ano do ensino fundamental.

Participaram também do seminário a Secretária de Educação, Eliane Teixeira, Nely Gonçalves, formadora responsável pelo polo da regional Morrinhos e a equipe de formadoras, Kelma Lima, Rosimary Monteiro, Jackeline Fernandes, Gisele Crasara, e Elisângela Sampaio.

Pnaic encontro Caldas Novas 8