Devido ao longo período de estiagem, Prefeitura de Caldas Novas alerta quanto ao consumo excessivo de água

Categoria: Meio Ambiente, Notícia

Rio Pirapitinga está com apenas 40% da capacidade total

Devido ao longo período de estiagem o rio Pirapitinga, principal captador de água de Caldas Novas, está com apenas 40% da capacidade total. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que esteve no local realizando visita técnica, a situação é alarmante e o risco de desabastecimento é alto.

“Estamos realizando levantamento de todas as nascentes a montante de captação e em médio prazo, após este diagnóstico, será realizado trabalho para a recuperação das margens e nascentes. Mas precisamos conscientizar a população sobre o uso correto, para que não haja desperdícios”, disse Bento de Godoy, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Demae), esclarece que a situação do rio é também consequência da escassez de chuvas registrada neste ano. “Essa é uma situação complicada, pois temos a falta de chuvas e o crescimento populacional dos últimos anos. A crise hídrica também está afetando várias regiões do país. Porém pensando única e exclusivamente em Caldas Novas, precisamos adotar ações urgentes para diminuir os impactos que a escassez de água pode trazer”, disse Milton Galvão, presidente do Demae.

Pirapitinga (3)

Fonte: Secretaria de Meio-Ambiente de Caldas Novas