O trabalho de verificação e coleta de larvas vai durar cerca de 2 semanas e 126 bairros da cidade serão visitados

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Endemias, deu início nesta semana, ao Levantamento de Índice Rápido (LIRA) do Aedes Aegypti. A previsão é de que em Caldas Novas sejam visitados 126 bairros nas próximas duas semanas.

A partir deste ano, o levantamento passará a ser feito bimestralmente. Através dele, é possível verificar como está o índice de infestação do mosquito no município. Cerca de 40 pessoas estão envolvidas no trabalho, que deve abranger aproximadamente 3500 imóveis, entre eles lotes, casas, comércios, igrejas e escolas, em todo o perímetro urbano da cidade.

As equipes vão verificar a existência de focos e coletar as larvas do mosquito Aedes Aegypti. As amostras serão encaminhadas para análise. Por meio delas, será possível detectar o índice atual de infestação no município.

“Apesar de Caldas Novas não estar entre os municípios do risco no Estado, não podemos descuidar no controle da Dengue. Através deste levantamento, é possível detectarmos os locais onde ocorrem os maiores índices de infestação do mosquito. E com os dados em mãos, podemos direcionar as ações de combate, tornando o nosso trabalho muito mais efetivo.” explicou José Manoel Alves Fagundes, diretor de endemias da Secretaria de Saúde.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (Secom)